top of page

O que não devemos consumir na gestação

  • Foto do escritor: Dra Thamyres Neves
    Dra Thamyres Neves
  • 18 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

A pediatria e a obstetrícia são as especialidades mais preventivas que existem, pois a partir delas conseguimos atuar na saúde da criança desde antes da sua concepção, durante a gestação e nos seus primeiros 1000 dias, que, hoje, sabemos que tem enorme impacto em toda a saúde dessa pessoinha por toda a sua vida. ⁣

Gestação não é doença, mas também não é pra gente encarar como uma fase qualquer. Estamos gerando uma vida e a partir da nossa saúde estamos construindo a saúde do nosso filho (e impactando até na saúde dos nossos netos!).⁣

Alguns cuidados importantes nessa fase:⁣


👉 Cafeína: A recomendação é 100-150mg de cafeína por dia (que equivale a 1 a 2 xícaras de café). Eu oriento que vocês consumam o mínimo possível (lembrando que cafeína também está presente no chocolate, coca-cola e chás - cuidado especial com os chás que algumas ervas têm potencial abortivo, então evitem!)


👉 Álcool e tabaco: Não há recomendação de dose segura e, portanto, não recomendo o consumo em nenhuma quantidade. O álcool atravessa a barreira placentária e o bebê não tem capacidade para metabolizá-lo.⁣


👉 Açúcar e adoçantes: Devemos evitar o excesso de doces e calorias vazias, tanto para evitar o ganho excessivo de peso, quanto para modulação metabólica e de paladar do nosso bebê. Os alimentos light e diet são cheios de adoçantes! Leiam os rótulos e façam boas escolhas! Na dúvida: uma fruta docinha sempre cai bem!

👉 Alimentos crus: Apesar de sabermos que o peixe não faz parte do ciclo reprodutivo do bichinho que causa a toxoplasmose, não é só com ela que devemos nos preocupar. Alimentos crus (salada, peixe cru, carne crua) tem maior potencial de contaminação por diversas doenças (bactérias, fungos, parasitas) e é prudente que a gente tente evitar esses alimentos fora de casa. (está com vontade? faça em casa com toda a segurança!)

👉 Prefira alimentos orgânicos! Os agrotóxicos estão relacionados com uma série de prejuízos ao bebê (restrição de crescimento, alterações endócrinas, prematuridade..)

👉 Atenção com desreguladores endócrinos: evitem utensílios de plástico, panelas de alumínio ou antiaderentes. Prefiram utensílios de vidro e panelas de cerâmica.

 
 
 

Comentários


©  Dra Thamyres Neves - Pediatra, Alergista e Imunologista - CRM-SP 155.867

bottom of page