top of page

Amamentação - Mitos e verdades

  • Foto do escritor: Dra Thamyres Neves
    Dra Thamyres Neves
  • 11 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura


Quantas e quantas vezes escutamos: Amamentar é um dom! É algo intuitivo. Toda mulher tem o poder de amamentar. Calma lá! Você acha mesmo que alguém não iria querer dar ao seu filho um leite de graça que tem todos os nutrientes e anticorpos que ele precisa? Amamentar não é tão simples assim. E muitas vezes essas frases clichês, achando que toda mãe saiu de um comercial da margarina e tem a obrigação de fazer essa fase tão difícil dar certo, pioram ainda mais a situação. Toda mãe, por mais preparada e orientada, pode sim ter dificuldades. “Meu bebê não pára de chorar”, “acho que não tenho leite suficiente”, “meu mamilo está todo machucado”, “será que meu leite é fraco?”. Imagina como é estar completamente exausta e ainda ter a “obrigação” de fazer tudo isso dar certo.

Ontem atendi uma mãezinha simplesmente esgotada! Pré natal impecável, gestação sem nenhuma intercorrência, parto normal, consulta com o pediatra antes do nascimento do pequeno para orientações e dúvidas. Tinha tudo pra dar certo não é mesmo? Mas não. Mamilos fissurados, dor a cada tentativa de amamentar, bebê chorando de fome, mãe chorando de dor e pai chorando de desespero. Algum(a) de vocês já viram ou ouviram essa história? É mais comum do que a gente imagina vendo as famílias das novelas né? E piora... por não conseguir amamentar, leite empedra, mais dor, mais choro, bebê que não está ganhando peso suficiente, culpa, exaustão.

Calma!

Fiz esse texto exatamente para que você ou alguma amiga, conhecida, um familiar que esteja passando por essa situação não se desesperem! Vamos lá. Já tiramos da cabeça aquele mito da amamentação linda e perfeita, sem nenhuma dificuldade certo? Então vamos agora às verdades. A amamentação é, sim, o melhor alimento que você pode dar ao seu bebê, com todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, crescimento, com todos os anticorpos que irão protegê-lo e evitar uma série de doenças e alergias. Em primeiro lugar, consulte o seu pediatra de confiança. Ele irá te acalmar, tirar suas dúvidas, ficar um tempo com você observando a pega, a sucção, o correto posicionamento. Algumas vezes precisaremos retirar um pouco do leite com a bomba para reduzir a dor. Ajustar a pega e o posicionamento do bebê para evitar as fissuras. E aos poucos você vai percebendo que aquele medo, insegurança, dor, desespero, vão se tornando uma sensação tão boa, prazerosa.

E se você não conseguiu amamentar, não se culpe! Você tentou. Fez o melhor que pôde. Seu filho não vai tirar notas baixas na escola porque o último estudo falou que crianças mais inteligentes mamaram no peito.

Ele vai te amar muito por você sempre tentar ser a melhor mãe do mundo para ele. Não desista, persista, procure apoio de profissionais que te ajudarão, fuja daqueles comentários da tia, da vizinha, da prima que amamentou até os 5 anos e acha um absurdo que você não esteja conseguindo amamentar.

E não esqueça, nem por um momento, que tudo valerá muito a pena!

 
 
 

Comentários


©  Dra Thamyres Neves - Pediatra, Alergista e Imunologista - CRM-SP 155.867

bottom of page