top of page

Quais os cuidados nessa época do ano?

  • Foto do escritor: Dra Thamyres Neves
    Dra Thamyres Neves
  • 4 de out. de 2018
  • 1 min de leitura


O clima muito seco pode favorecer as doenças respiratórias, ainda mais se o paciente já apresentar algum tipo de alergia. Sintomas como: tosse, ardência e ressecamento nos olhos e nariz, espirros, garganta seca e falta de ar são frequentes quando o clima está quente e seco. Infecções de vias aéreas superiores, exacerbação de quadros alérgicos, como asma, rinite, dermatite atópica e conjuntivite alérgica, também são muito comuns. Quadros de gastroenterites (famosa “geca”) virais também aumentam nessa época.

--> Quais as recomendações para sair de casa com as crianças em dias ensolarados? A principal recomendação é a hidratação. Água, sucos naturais e água de côco são ótimas opções. Também é recomendada a hidratação da mucosa nasal e olhos com aplicação de soro fisiológico para lavagem e umidificação. Inalações com soro fisiológico também ajudam. Lembrem-se sempre de protegê-los também contra os raios solares, com protetor de fator alto (de preferência 30 minutos antes da exposição e não esqueçam de reaplica-lós sempre) e protetores físicos como chapéus e bonés.

--> Quais os sintomas que merecem atenção? Tosse persistente, cansaço, febre, falta de ar, ressecamento ocular persistente, coceira intensa, redução da urina e lágrimas e redução da atividade merecem atenção e o pediatra deverá ser procurado para avaliação do paciente.

Não esqueçam também que nessa  época do ano há aumento da proliferação de mosquitos e com eles algumas doenças como: dengue e zikavirus, portanto não esqueçam da aplicação de repelente e os cuidados em casa para não haver acúmulo de água em recipientes e vasos.

 
 
 

Comentários


©  Dra Thamyres Neves - Pediatra, Alergista e Imunologista - CRM-SP 155.867

bottom of page