Qual inalador eu devo utilizar?
- Dra Thamyres Neves

- 12 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

Com a chegada do frio, os problemas respiratórios se tornam cada vez mais frequentes. Gripes, resfriados, crises de bronquite, rinite, sinusite costumam mostrar as caras. E o inalador passa a ser um grande aliado nesse período.
Mas de tanto escutar os pais perguntando: Mas Dra, qual inalador eu devo comprar? Resolvi escrever um pouquinho para vocês.
Fiz uma matéria para um site chamado CLICK BEBÊ que saiu agora e vocês podem ler a matéria completa no endereço: https://clickbebe.net/inalador-tipos-aparelhos/
Mas afinal, para que serve o inalador?
O inalador, além de ajudar na hidratação das vias aéreas e fluidificação de secreções, é um meio de conseguirmos levar algumas medicações para os brônquios, bronquíolos e pulmões, como corticóides inalatórios e broncodilatadores, por exemplo. Existe mais de um tipo de inalador, cada qual com suas indicações, vantagens e desvantagens. Por isso, é importante estar atento a algumas especificações na hora de comprar um desses aparelhos, não se atentando apenas à marca.
E o que eu devo verificar ao comprar um inalador?
O ideal é sempre conversar com o seu médico para saber exatamente qual a melhor estratégia. De acordo com o diagnóstico realizado, com o medicamento que deverá ser utilizado, com a idade e fatores específicos de cada pacientes, o médico orientará qual será o melhor inalador ou a melhor via de administração dos medicamentos.
Mas no geral devemos sempre nos atentar em alguns fatores:
- potência do inalador
- capacidade de nebulização
- a compatibilidade com o medicamento receitado
- o tamanho das partículas que são produzidas pelo inalador (quanto menor a partícula melhor).
Mas há mais de um inalador?
Sim, hoje em dia há vários tipos de inaladores no mercado. Vou falar dos mais utilizados atualmente. Vamos lá:
CONVENCIONAL: Esse é o inalador mais comum e aquele que geralmente todo mundo já teve um em casa ou já viu em algum lugar. Esse inalador costuma ser um pouco mais ruidoso do que os ultrassônicos, mas funciona muito bem com todos os tipos de medicamentos. Claro que devemos sempre nos atentar com aqueles fatores que escrevi acima para saber se realmente é de boa qualidade. Cuidado com aqueles inaladores cheios de desenhos, trenzinhos e bonequinhos. Não compre apenas pela estética, analise realmente a potência. Não adianta ter um trenzinho que pisca e fazer mais barulho do que um trem de verdade na sua casa, não é mesmo?
ULTRASSÔNICO: É menos ruidoso do que os convencionais, facilita bastante na hora da inalação, pois podemos fazer até com a criança deitada, mas nem todos os medicamentos podem ser realizados nesse tipo de inalador.
Sim! Já vi (e nem sei contar quantas vezes) muitos pais que voltam com a criança falando que o corticóide inalatório não fez diferença, que não está ajudando no tratamento e estavam realizando a inalação com corticóide em inalador ultrassônico. Alguns corticóides quando utilizados no inalador ultrassônico (por diferentes motivos) perdem a sua eficácia. Portanto sempre que o médico receitar alguma medicação para realizar em inalador, questione se a medicação pode ser feita em ultrassônico, se este for o inalador disponível no seu caso.
PORTÁTIL VIBRACIONAL: Como o próprio nome diz, sua maior vantagem é que ele pode ser levado para qualquer lugar. Não precisa de uma tomada ou que a criança fique lá sentada por 15 minutos no mesmo local para realizar a inalação (e sabemos que isso se torna quase uma missão impossível). Ele é portátil, pouco ruidoso, vem dentro de uma bolsinha e você pode carregá-lo para todo canto. De acordo com o laboratório não há restrição de medicamentos inalatórios, corticóides também podem ser realizados com esse tipo de inalador. Outra vantagem é o tempo de inalação mais curto, ou seja, o mesmo volume nos outros aparelhos parecem demorar mais para realizar toda a inalação quando comparados ao portátil. A desvantagem é que ele costuma ser um pouquinho mais caro né?
Espero ter ajudado a explicar algumas diferenças entre os principais inaladores.
Acessem a matéria completa que lá dou dicas também para realizar as inalações nos pequenos, de como tornar a hora da inalação um pouco mais fácil e aceitável pelas crianças ---> https://clickbebe.net/inalador-tipos-aparelhos/
E não esqueça! Consulte sempre o seu médico de confiança e tire todas as suas dúvidas!



Comentários