Vacina da gripe causa gripe?
- Dra Thamyres Neves

- 21 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2018

Não, não e não! A vacina da gripe é feita com vírus MORTO, portanto não tem a capacidade de manifestar a doença. Ela contém apenas algumas proteínas específicas do vírus Influenza, chamadas de antígenos, que são capazes de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos.
Quem deve tomar a vacina?
Todos devem ser imunizados, mas a Campanha Nacional contra a Influenza - o vírus da gripe, inicia sempre dando prioridade aos grupos de maior risco que são: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, profissionais da saúde, professores de escola pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas e com condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Todo o restante da população também se beneficia da vacina, mas nesses casos é necessário realizar a vacinação na rede privada (o valor geralmente é entre R$100,00 e R$200,00).
Há alguma diferença entre a vacina da rede pública e privada?
Sim. A vacina gratuita, disponibilizada pela rede pública é a TRIVALENTE, ou seja, ela protege contra três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano (em 2018 os subtipos são: H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. Já na rede privada a vacina é a QUADRIVALENTE, protegendo contra quatro subtipos ( além das cepas presentes na trivalente há também o tipo B Victoria).
Há alguma contraindicação à vacina?
A vacina é segura e não costuma dar reações. Em alguns casos a pessoa pode apresentar alguma reação local na região da aplicação. Nos últimos anos até mesmo os alérgicos a ovo estão recebendo a vacina (alguns avanços na produção da vacina reduziram substancialmente a quantidade de ovo utilizada na produção das doses, de forma que a probabilidade de um evento adverso se tornou muito baixa. A orientação é que o paciente permaneça no serviço de saúde por um período após a administração da vacina, mas não é contraindicada. Procure sempre um alergista para as orientações.
Essa liberação não significa que a vacina esteja 100% livre de causar efeitos colaterais. Em pessoas alérgicas ou não ela pode causar alguma vermelhidão local, dor. Sintomas sistêmicos são mais difíceis, mas podem ocorrer como incômodo no corpo e febre baixa que não devem durar mais de 2 a 3 dias.
Mas eu tomei a vacina e tive gripe!
Como existe um período entre a imunização e a sua eficácia (de aproximadamente 15 dias), pode acontecer de, durante esta janela, você ter o azar de entrar em contato e ser infectado pelo vírus. Sem contar que existem outras cepas, outros vírus e o resfriado comum. A eficácia da vacina também não é de 100%, gira em torno de 70%.
Mas eu já tomei a vacina no ano passado, devo tomar novamente?
Com certeza! Os vírus da gripe tem alta capacidade de mutação. Portanto, as cepas que circularam no ano passado são diferentes das cepas que estão circulando este ano. Portanto é preciso vacinar novamente.
E não esqueçam de manter a lavagem das mãos, álcool gel e evitar locais muito aglomerados com os babys! Vamos nos proteger!



Comentários